10 curiosidades sobre "O iluminado" de Stanley Kubrick
- João Vitor Dantas
- 26 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

"O iluminado" é um dos maiores filmes de terror já feitos na história do cinema. O longa foi baseado na obra homônima do autor americano Stephen King e foi adaptado para a tela grande por ninguém menos que Stanley Kubrick, um diretor conhecido por sua meticulosidade e comumente considerado como um dos melhores de todos os tempos. A película marcou a história do cinema já que, além de ser um filme genial, causou muita polêmica na época de seu lançamento (1980). Grande parte delas pelo jeito, digamos, "pouco cordial" que Kubrick tratou seus atores durante a produção da obra.
Aqui vai algumas curiosidades sobre essa obra-prima:
1 - STEPHEN KING ERA HATER
Logo que comprou os direitos de filmagem de "O iluminado" o diretor Stanley Kubrick ignorou totalmente todas as sugestões do autor da obra original, alegando que Stephen King tinha uma "escrita fraca". Quando estreou, o filme agradou grande parte do público, mas King e seus fãs mais conservadores odiaram a adaptação, alegando que não lembrava absolutamente em nada o livro e que era muito inferior. Além disso, criticaram a atuação de Jack Nicholson, afirmando que, já no começo do filme, o ator tinha com cara de psicótico, e que assim o resto da trama não faria sentido.
2 - PEGA LEVE, KUBRICK!
Shelley Duvall, que interpretava a personagem Wendy Torrance, foi a que mais sofreu na mão do excêntrico diretor. Kubrick tratava a atriz como um lixo só para fazê-la ficar instável e assim gravar a cena da maneira mais real possível. Um bom exemplo da crueldade de Kubrick com seus atores é a cena em que Wendy e Jack começam a discutir na escada e ela tenta acertá-lo com um taco de baseball; a cena teve em torno 127 tomadas, em que a atriz foi obrigada a repetir sua atuação até a cena ficar meticulosamente perfeita. Lá pelas ultimas tomadas, ela já chorava de verdade e tremia de tão cansada que estava de repetir os benditos movimentos com o taco. O resultado disso é que "O iluminado" entrou para o Guinness Book pela enorme quantidade de tomadas em cada uma de suas cenas.

3 - KUBRICK TINHA ACROFOBIA?
O diretor odiava voar e, por isso, não participou das filmagens da abertura do filme feitas de um helicóptero no Parque "Nacional Glacier".
4 - PROCURA-SE DAN LLOYD
Dan Lloyd, que interpretou Danny Torrance, e foi bastante elogiado por Kubrick, tinha tudo para ser um grande astro mirim. Entretanto, abandonou a carreira no cinema e, atualmente, é professor de biologia em uma escola no Missouri, Estados Unidos. O ator, que foi escolhido entre 5 mil crianças, disse que, na época, não fazia ideia de que tratava-se de um filme de terror, já que Kubrick havia lhe dito que era do gênero drama. Ele que acabou descobrindo a verdade apenas 11 anos depois.
5 - FOGO!
Perto do fim das gravações, um incêndio atingiu o estúdio onde o filme era gravado, causando um prejuízo de U$ 2,5 milhões. O incidente resultou em uma das fotos mais conhecidas do diretor.

6 - O HOTEL É FEITO PARA TE CONFUNDIR
Na obra de Stephen King, o hotel Hoverlook, onde se passa a trama, tem uma estrutura impossível incoerente. Ao assistir ao filme, o espectador não sabe exatamente onde estão localizados os cômodo,s já que Kubrick montou tudo de maneira diferente. Quando Jack visita o hotel para fazer sua entrevista de emprego, por exemplo, dá para ver em determinado seguimento que um corredor passa por trás do escritório que ele entra, mas lá dentro tem uma janela que dá para o lado de fora do hotel. Isso é feito para o espectador perder totalmente a noção de espaço. No hotel existem várias coisas que simplesmente não fazem sentido, como a televisão que não está ligada a lugar nenhum, ou o espelho que não reflete os personagens. Genial, não?

7 - 237 OU 217?
No livro, um dos acontecimentos mais emblemáticos se passa no quarto 217, porém, a administração do Hotel Timberline Lodge, onde foram gravadas algumas cenas do filme, pediu que o quarto fosse mudado para o numero 237, que na realidade não existia. A mudança foi pedida para que os hóspedes não deixassem de alugar nenhum dos quartos do hotel.
8 - HERE'S JOHNNY!
Uma das cenas mais famosas do filme na verdade foi um improviso feito pelo ator Jack Nicholson. Trata-se da cena em que Wendy se esconde em um banheiro e Jack, com um machado, tenta quebrar a porta. Ao quebrar um pedaço da madeira, o ator bota a cara no buraco e fala "HERE'S JOHNNY", que era o bordão de Ed McMahon no programa "The Tonight Show - Starring Johnny Carson”.
9 - ENQUANTO ISSO, NA GRINGA...
Kubrick pediu para que a frase original “All work and no play makes Jack a dull boy” tivesse diferentes traduções em cada país onde o filme foi lançado. Em alemão, a frase é: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, e, em italiano: “Aquele que acorda cedo encontra um dia de ouro”.
10 - TODO MUNDO AMA TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
Existem várias teorias sobre "O Iluminado". Uma das mais famosas diz que, no filme, Kubrick deixa subtendido que forjou a ida do homem à lua junto com o governo americano. A história é seria que, após sua direção impecável em "2001: Uma odisseia no espaço", Kubrick teria sido contratado pelo presidente dos EUA para fazer uma encenação da ida do homem a lua (lembramos que estávamos no período de Guerra Fria) e assim enganar toda a população mundial, inclusive a URSS. De acordo com a teoria, no filme existe algumas mensagens subliminares sobre a viagem espacial, como por exemplo, o emblema da nave Apollo 11 no blusão do garoto Danny, os elementos decorativos em forma de foguete e o número do quarto 237, que seria referência à distância de 237 mil milhas entre a Terra e a Lua. Para mais informações sobre isso recomendo o excelente documentário "Room 237".

Posts recentes
Ver tudoDeixando de lado as horríveis tragédias e os ídolos que foram levados bem mais cedo do que deveriam, 2016 foi um bom ano e trouxe boas...
Comments